Uganda: Promover o Consumo de Água Potável

"Graças à Rádio Muhabura, sentimo-nos agora habilitados a falar livremente sobre água e saneamento do meio. Anteriormente, havia o receio de que falar sobre estes desafios seria interpretado como uma crítica ao governo", disse Alice do distrito de Kisoro no Uganda. A ACORD está a fazer bom uso da rádio comunitária na região sudoeste do Uganda para transmitir aos membros da comunidade no distrito de Kisoro mensagens sobre a necessidade de se utilizar água potável. Os programas de rádio estão a ser usados para reforçar a sensibilidade dos membros da comunidade em relação à água potável e também facilitar a colaboração entre a comunidade, os líderes locais e as equipas responsáveis pelo abastecimento de água.

Transmissões de rádio

Uma jornalista de rádio é gravação de pontos
de vista dos membros da Comunidade kisoro.
Foto: Juliet Nakato/ACORD

A ACORD apoia o seu parceiro, Programa de Desenvolvimento Comunitário Bom Samaritano (GOSAP), cujo papel principal é a massificação da implementação das políticas e melhoramento da prestação de contas nos domínios de abastecimento de água, saneamento do meio e higiene na região ocidental do Uganda.

O GOSAP assume o papel de vanguarda na mobilização das comunidades através de comités de advocacia, que identificam as questões de abastecimento de água e saneamento do meio que são de preocupação para uma determinada área. A comunidade de Kisoro selecciona as pessoas que participarão como membros de painel durante os ‘programas de entrevistas' (talk-shows) radiodifundidos em directo e moderados pela equipa da Rádio Muhabura. O GOSAP apoia a equipa da Rádio Muhabura na realização de entrevistas com as comunidades afectadas. As sessões de entrevistas são, em seguida, gravadas e transmitidas durante os talk-shows para enriquecer os debates em directo.

Os talk-shows radiofónicos aumentaram o acesso à informação não só pelas populações do distrito de Kisiro, mas também pelas comunidades vizinhas. Isto, por sua vez, levou a melhorias na situação de abastecimento de água, saneamento do meio e higiene na região. A audiência da Rádio Muhabura está estimada em 15 milhões de pessoas. A cobertura estende-se ao norte do Ruanda, à parte oriental da RD Congo, ao norte da Tanzânia, a Hoima no noroeste e a Mbale no leste do Uganda. O projecto é financiado pelo Fundo Global de Transparência através do parceiro local, Rede de ONGs para o Abastecimento de Água e Saneamento do Meio (UWASNET).

Leia mais sobre as actividades da ACORD no Uganda.

  • água
  • uganda