Os Iddirs para Além do Funeral

O filme ‘Os Iddirs para Além do Funeral' (Iddirs Beyond Funeral) da ACORD coloca no centro das atenções as transformações testemunhadas no desenvolvimento comunitário na Etiópia, como resultado de mobilização social estruturada. O filme, com duração de 21 minutos, retrata uma prática social singular que está a adaptar-se aos desafios da modernidade e aborda questões mais abrangentes de desenvolvimento.

O que é Iddirs?

Cerca de 50% dos domicílios nas áreas urbanas da Etiópia pertencem a um Iddir. Tradicionalmente, o Iddir tem como objectivo fundamental a prestação de apoio mútuo em caso de falecimento, tornando mais fácil que as famílias façam o enterro dos seus entes queridos, através de apoio nos preparativos do funeral. Os iddirs podem providenciar apoio financeiro, material e emocional durante o período de luto.

Veja o film "Os Iddirs para alem do Funeral"
(Inglês)

Desde 1995, a ACORD tem estado a trabalhar com cerca de mil Iddirs, cobrindo 163.000 famílias em Dire Dawa, Adis Abeba e Shashamene na implementação de uma série de programas quinquenais de desenvolvimento urbano. A ambição emergente dos iddirs aponta para a necessidade de organizações de cúpula, muitas das quais se formaram com o apoio da ACORD e estão envolvidas em actividades que vão desde a operação de programas de microcrédito até acções de sensibilização e apoio em relação ao VIH / SIDA, desempenhando um papel preponderante no desenvolvimento urbano. O âmbito mais amplo das actividades dos Iddirs tornou necessária a capacitação tanto dos líderes como dos próprios membros.

A ACORD oferece formação em procedimentos formais, governação, transparência financeira, gestão de projectos e em questões de advocacia. A ACORD também continua a utilizar o potencial dos iddirs para desenvolver campanhas de alfabetização, educação formal, operações de microcrédito, reabilitação de bairros degradados e acções na área de VIH / SIDA.

"Desenvolvemos uma série de actividades conjuntas com a ACORD. Providenciamos assistência técnica a actividades de geração de rendimentos. Trabalhamos com diferentes membros da sociedade, em especial, as mulheres que vivem com VIH e SIDA. Trabalhamos também com os jovens na prevenção e controlo de VIH / SIDA" - Yahu Walashet Wubishet de Dire Dawa.

De 250 para 3.000

Zinash administrando a sua loja de tecidos em Adis, graças
ao apoio de um Iddir.

Zinash dirige uma loja de roupas em Adis Abeba e é beneficiária de um regime de Poupança e Crédito administrado por um Iddir. "Tanto eu como a minha mãe, fomos membros da Associação de Poupança e Crédito dos Iddirs".
Cada uma de nós solicitou um empréstimo de 5.000 Birr e eu abri esta loja com 10.000 Birr. Passam já três anos desde que comecei a trabalhar aqui. Agora, tenho cerca de 3.000 Birr de rendimentos por mês. Inicialmente, os meus rendimentos eram de 250 Birr e aumentaram para 300, depois para 400 Birr", disse ela.