Desenvolvimento de meios de subsist�ncia em �reas urbanas

Os Iddirs par Além do Funeral

Os Iddir, associações funerárias tradicionais, são a forma de organização comunitária mais dominante na Etiópia e uma parte importante do tecido social nas comunidades onde desenvolvemos as nossas actividades. A ACORD acredita que as intervenções de desenvolvimento na Etiópia são mais bem sucedidas e sustentáveis quando os Iddir estão envolvidos como parceiros. Os movimentos sociais devem ter no seu âmago uma questão que seja de interesse comum na comunidade. Na Etiópia, uma sociedade altamente religiosa, esse elemento é o funeral.

Ciente do potencial papel que podem desempenhar no desenvolvimento, a ACORD tem trabalhado com as associações de Iddir em Dire Dawa, Shashamene e Adis Abeba desde os meados da década de noventa. Estas organizações comunitárias reforçadas têm demonstrado crescente interesse na realização de diversas actividades de desenvolvimento, transcendendo o seu papel tradicional funerário.

Caso em Estudo: Os Iddir no Desenvolvimento

Associação paz, amor e cerâmica, Addis Ababa.
Photo: ACORD / Nicola Bevan

Desde 1995 que a ACORD tem estado a trabalhar com sensivelmente mil Iddir, cobrindo 163.000 famílias em Dire Dawa, Adis Abeba e Shashamene. A ACORD providencia formação aos Iddir nas áreas de liderança, governação, contabilidade e transparência financeira, gestão de projectos e advocacia. A ambição emergente dos Iddir aponta para a necessidade de organizações de cúpula, muitas das quais foram constituídas com o apoio da ACORD e estão envolvidas em actividades que vão desde operações de microcrédito até acções de sensibilização e apoio na área de VIH/SIDA.

A Associação Social e de Desenvolvimento Tesfa (TSDA) foi constituída em Adis Abeba, em Setembro de 2000. Inicialmente, esta associação tinha apenas 3 membros para ajudar aqueles cujas contribuições sociais estavam em atraso. Hoje, a associação cresceu e integra 83 membros e está a providenciar serviços tão necessários à comunidade incluindo educação, cuidados de saúde, apoio nutricional, cuidados domiciliares e comunitários a pessoas que vivem com VIH e SIDA e aos idosos. O serviço de poupança e crédito tem uma carteira de crédito de 1,5 milhões de Birr (equivalente a £ 76.553) e presta serviços de crédito e poupança a pessoas idosas, mulheres e jovens desempregados capazes e determinados a trabalhar e melhorar as suas vidas.

Em Shashamene, a ACORD apoiou a criação da primeira instituição de microfinanças que agora é detida e gerida exclusivamente pelos seus membros (cerca de 65 Iddir). A instituição de microfinanças SEYA MFI iniciou actividade, em Shashemene, em 2001 e hoje possui 4 sucursais, 4000 clientes activos e uma carteira de empréstimos pendentes no valor de 11 milhões de Birr (equivalente a £ 395.000).

Níveis de sucesso idênticos têm sido testemunhados pela cooperativa de Iddir chamada Associação de Paz e Amor Selamina Fikir Yeshekla Sira e pela Associação de Cerâmica em Gulele, Adis Abeba. A associação foi criada em Janeiro de 2004 e actualmente possui 46 membros com interesse especial em cerâmica. Na sociedade tradicional etíope, as pessoas que trabalham em tais áreas eram muito discriminadas. Até há pouco tempo, estes grupos não podiam contrair matrimónio dentro de outros grupos sociais.

Desde 2005, a ACORD tem ajudado o grupo a organizar-se em cooperativa de produtores e a obter uma licença e instalações junto do instituto de promoção de cooperativas. Além disso, a ACORD organizou formação e workshops para o grupo nas seguintes áreas: princípios de cooperativistas, empreendedorismo, liderança e gestão, manutenção de registos, género e VIH/SIDA.

Após o estabelecimento formal da cooperativa, o grupo arrendou instalações no bairro com uma renda mensal de 240 Birr. A fim de apoiar os esforços da associação e melhorar os meios de subsistência dos membros, a ACORD apoiou com 40.000 Birr sob a forma de subvenção para a criação de um mecanismo de crédito. Segundo os membros do grupo, as diferentes sessões de formação e o apoio financeiro providenciados pela ACORD ajudaram-nos a aumentar a produção e, consequentemente, os seus rendimentos. Também conseguiram ter acesso estável às matérias-primas necessárias, assegurando que não haja ruptura na produção.

Actualmente, todos os membros adquiriram equipamentos de moldagem. Tendo cada máquina custado 700 Birr. Os membros do grupo provaram que o equipamento poupa trabalho e tempo, e melhora a forma e a textura do produto.

As mulheres são orgulhosos e confiantes no seu trabalho.
Photo: ACORD / Kristin Seljeflot 

Bizualem tem 24 anos e é casada. Abandonou a escola e se juntou ao negócio de cerâmica quando tinha apenas 10 anos. Adquiriu as habilidades dos seus vizinhos, escondendo-se dos seus pais. Bizualem foi a primeira pessoa no grupo a usar o equipamento de moldagem. Pagava 20 Birr por mês pelo aluguel da máquina. Consequentemente, conseguiu atrair clientes e ganhar 600 Birr por mês. Agora, Bizualem comprou a sua própria máquina através de um empréstimo de 1000 Birr contraído junto do sistema de crédito. A sua renda mensal aumentou de 600 para 1.200 Birr (equivalentes a £ 45). Bizualem está continuamente a melhorar a qualidade e o desenho dos seus produtos. Mais importante ainda, trata os seus clientes de forma condigna. Assim, Bizualem é considerada um modelo na associação.

Bizualem e os restantes membros da associação querem produzir produtos de qualidade e fornecer o mercado local e estrangeiro. Porém, para realizar integralmente a sua visão, acreditam que precisam de melhorar ainda mais as suas habilidades através de formação e de adquirir equipamentos, tais como forno e máquina misturadora.
Em 2011, os membros da Associação beneficiaram de uma formação avançada (oferecida pela ACORD) e ministrada pelo Vision on Ethiopia Training Centre. Dois grupos serão treinados durante oito semanas na criação de produtos de alta qualidade para os mercados local e internacional.

  • eti�pia