Uganda

O prolongado conflito no norte do Uganda continua a ter um sério impacto na vida dos homens, mulheres e crianças nesta parte do país. O conflito destruiu os sistemas de subsistência e os repatriados e os deslocados internos são os mais afectados. Os deslocados internos e os repatriados vivem numa situação de carência e de insegurança alimentar, possuem poucos meios financeiros e, quando inseridos em comunidades já assentadas, o seu acesso ao crédito formal e informal é limitado. A ACORD está a tentar melhorar a vida das populações mais vulneráveis e contribuir para uma paz sustentável nesta região através de uma combinação de apoio prático e fortalecimento da sociedade civil.

Projectos em curso

No Uganda, a ACORD trabalha em parceria com os carenciados e os marginalizados com vista a inverter as condições que comprometem a justiça social adoptando práticas participativas de trabalho, investigação e advocacia centradas nas pessoas. Para o efeito, a ACORD está actualmente a implementar programas nas áreas de subsistência, governação, construção da paz e VIH / SIDA.

>> Subsistência e Governação: Está a ser providenciado apoio concreto às comunidades mais vulneráveis, incluindo deslocados internos e repatriados no norte e sudoeste do Uganda a fim de assegurar meios de subsistência sustentáveis e a segurança alimentar. As comunidades estão a ser apoiadas através do fornecimento de insumos agrícolas, bem como captação das águas pluviais para uso doméstico e melhoramento das instalações sanitárias para uma melhor saúde e produção.

>> Construção da paz: A ACORD está a implementar, numa fase piloto, o modelo de paz e recuperação social comunitária no norte do Uganda - Leia mais sobre as nossas actividades de construção da paz aqui.

>> VIH / SIDA: A ACORD está a trabalhar para o reforço da capacidade dos parceiros comunitários, organizações femininas e ONGs locais com vista a elevar a consciência e providenciar serviços a pessoas que vivem com VIH / SIDA e crianças órfãs. As actividades incluem o desenvolvimento de planos abrangentes, em colaboração com o governo, para a abordagem da situação das crianças órfãs e vulneráveis, a expansão do nível de captação das águas pluviais para uso doméstico no sudoeste de Uganda, em particular, para Pessoas que Vivem com VIH e SIDA, prestação de apoio a grupos musicais e teatrais, distribuição de preservativos, distribuição de materiais informativos e educacionais, sensibilização sobre a SIDA através de programas de rádio, actividades de geração de rendimentos e provisão de capital inicial às famílias mais vulneráveis para iniciativas de geração de rendimentos. A ACORD também apoia organizações comunitárias locais e ONGs parceiras na integração do VIH e SIDA nas suas actividades.

>> Igualdade do género: a ACORD está a desempenhar um papel fundamental nas acções visando acabar com a impunidade na Violência Sexual e Baseada no Género nos países da Região dos Grandes Lagos. Estas incluem a protecção dos direitos das mulheres e raparigas sobreviventes de violência sexual no norte do Uganda, cuja maioria está agora a sair dos campos de Pessoas Deslocadas Internas para se instalar nas suas comunidades de origem. No Uganda, a ACORD está também a trabalhar no sentido de melhorar a justiça comunitária através do reforço das redes de actores dos direitos humanos e de assistência jurídica no norte do Uganda.

Locais onde desenvolvemos as nossas actividades no Uganda

A ACORD está a desenvolver as suas actividades em áreas propensas a conflitos ou que se encontram em transição e recuperação depois de conflitos, incluindo os distritos de Adjumani e Moyo na sub-região do Nilo Ocidental, em Gulu, Amuru, Kitgum e Pader na sub-região de Acholi; Kabong e Kotido na sub-região de Karamoja, no norte do Uganda. A ACORD-Uganda está também activa nos distritos de Isingiro, Mbarara, Kiruhura, Ibanda, Ntungamo, Kabala, Kanungo, Kisoro, Bushenyi, Rukungiri e, recentemente, na região de Rakai Mbarara no sudoeste do país.


Veja no mapa ampliado a localização geográfica das actividades da ACORD no Uganda.

Comunidades contam as suas histórias no Uganda

"Costumava gastar 600 xelins por dia (equivalente a 0,000419111 USD) para comprar dois jerricans de água. Os meus filhos iam buscar a água antes de irem à escola. Perdiam muito tempo, que era destinado aos trabalhos escolares. Hoje, com o tanque logo à minha porta, consigo poupar esse dinheiro que agora uso para comprar o material escolar para os meus filhos e eles também conseguem chegar a tempo na escola", disse Jova, uma residente da aldeia de Rukukuru. Ela é uma viúva, com três filhos, que vive com VIH / SIDA. Recentemente, a ACORD construiu um tanque de captação de água perto da sua casa para aliviar o enorme esforço da comunidade na busca de água potável. Ela também afirma que habitualmente ficava doente, "cada mês de Novembro sofria de febre tifóide e malária, mas desde que tenho este tanque nunca mais fiquei doente". Ela atribui isso à água segura e potável que agora usa e ao saneamento básico melhorado como um resultado do projecto.

Nossos parceiros no Uganda

A ACORD recebe inestimável apoio dos doadores, incluindo Oxfam Novib, Amnistia Internacional, Fundo Independente para o Desenvolvimento, Fundação do Instituto da Sociedade Aberta e o Governo do Uganda através do Ministérios das Águas e Meio Ambiente.

Fotografias, vídeos e publicações

De mãos dadas, Integração do Género e VIH / SIDA: A publicação documenta a experiência da ACORD na implementação de Stepping Stones - uma abordagem sobre género e VIH/SIDA participativa e centrada na comunidade, em Angola, Tanzânia and Uganda.
    inglês   |  francês   |  português

Política de VIH e SIDA no Local de Trabalho: Experiência da ACORD no Uganda. O documento apresenta a fundamentação subjacente ao processo de desenvolvimento de políticas. Também analisa alguns dos principais desafios que surgiram durante este processo, bem como as estratégias desenvolvidas para a sua abordagem. 
    inglês

POCAs (Associações Paroquiais de Cuidados aos Órfãos): Uma resposta comunitária ao Impacto do VIH / SIDA nas Famílias de Mbarara no Uganda. Esta publicação é baseada nas conclusões de uma avaliação do apoio da ACORD a 18 POCAs no Distrito de Isingiro, no sudoeste do Uganda.
    inglês

Esclarecendo a Dinâmica do Estigma e da Discriminação relacionados com o VIH. Inclui casos em estudo do Burundi e do norte do Uganda que formam parte do trabalho da ACORD no âmbito da promoção da paz e do desenvolvimento sustentável através de apoio à consolidação da paz e às iniciativas de resolução de conflitos, bem como alívio da pobreza e melhoria dos meios de subsistência dos grupos vulneráveis.
    inglês   |  francês   |  português

Fazendo vigorar a lei: Uganda: uma auditoria sobre a Prática Jurídica na questão da Violência Sexual. Uma revisão da prática jurídica sobre violência sexual no Uganda. A análise considera sobre: quais leis nacionais lidam com a violência sexual; como juízes e outras autoridades judiciais interpretam a lei; atitude policial no que diz respeito à violência sexual; o papel das instituições de saúde. A auditoria também faz recomendações para a advocacia da sociedade civil pela melhora da resposta à violência sexual.
    inglês

Uma síntese de todas as 'auditorias jurídicas' conduzida em cinco países da Região dos Grandes Lagos também está disponível:
    inglês  |  francês

Geração Perdida. Juventude e Conflitos em África. Contém casos em estudo e testemunhos orais do Burundi e do norte do Uganda.
    inglês  |  francês

Ciclos de Violência Relações do Género e Conflitos Armados. Qual é o impacto da guerra nas relações do género e podem estas contirbuir para os conflitos? Estudos conduzidos em Angola, Mali, Somália, Sudão e Uganda discutem estas relações, considerando questões como papeis do género, identidades, ideologias e estruturas institucionais. Enquanto género pode ser um fator na perpetuação da violência, ele também é um fator na reconstrução de relações sociais e da paz.
    inglês

Poderás obter mais recursos sobre as actividades desempenhadas pela ACORD em Uganda por meio de nosso website.

Podemos enviar fotografias e vídeos do trabalho da ACORD no Uganda mediante pedido por escrito remetido ao seguinte endereço: communications@acordinternational.org.

Como pode apoiar as comunidades no Uganda

As doações financeiras e em espécie em apoio ao Programa de Área da ACORD no Uganda vão contribuir sobremaneira para melhorar os meios de subsistência das comunidades vulneráveis e para a paz e recuperação social na região norte do Uganda. O compromisso e a apropriação da manutenção das instalações pelas próprias comunidades garantirão o impacto duradouro dos nossos programas na sua subsistência e no seu desenvolvimento.

Subscreva ao nosso boletim informativo, visite o escritório mais próximo da ACORD ou telefone-nos a fim de obter informações adicionais sobre o nosso trabalho no Uganda.

  • uganda
  • Uganda em Números

    Contacte-nos no Uganda

    Convidamo-lo a contactar ACORD no Uganda:

    •  por correio eletrônico

    info.ug@acordinternational.org

    •  por correio postal

    PO Box 280
    Kampala
    Uganda

    •  por visita

    Lote 1272, Bloco 15
    Rua Gaba, Kampala

    •  por via telefônica

    +256 414 267 667
    +256 414 266 596

    •  por fax

    +256 414 267 669


     

    Ellen Bajenja
    Diretor para ACORD no Uganda.