Tanzânia

Está a ser implementado no distrito de Ngorongoro, Região de Arusha, um projecto inovador de desenvolvimento de uma resposta distrital abrangente ao VIH / SIDA no seio da comunidade Maasai. Este projecto proporciona uma oportunidade de aprendizagem sobre a abordagem à pandemia no seio das comunidades pastoris da África Oriental e do Corno de África. A compreensão da dinâmica das estratégias comunitárias de subsistência é fundamental na mobilização das comunidades para participarem em intervenções que recaem fora do âmbito de subsistência. Como consequência da seca prolongada nesta região, está agora em curso um projecto complementar de resposta de emergência à seca, que está a providenciar assistência alimentar às famílias mais vulneráveis e a reforçar a capacidade das estruturas do governo na gestão de calamidades.

Projectos em curso

Desde 1991 que a ACORD está a desenvolver as suas actividades na Tanzânia, tendo sido inicialmente estabelecida como um programa de desenvolvimento rural integrado no Distrito de Biharamulo, Região de Kagera. Até 2005, a ACORD era conhecida como programa do Lago Vitória e as suas actividades contemplavam a própria Tanzânia e a região de Mbarara no sudoeste do Uganda. A intensificação da intervenção, em 1995, coincidiu com a crise dos refugiados ruandeses. Após o repatriamento destes, o programa evoluiu de modo a se concentrar no desenvolvimento local a longo prazo.

Actualmente, o programa promove o bem-estar das pessoas marginalizadas na Região do Lago Vitória, através do reforço da sociedade civil e da promoção de governação participativa local, prevenção da propagação e mitigação dos impactos do VIH e SIDA, bem como através do melhoramento dos meios de subsistência. Para o efeito, a ACORD está actualmente a implementar programas nas áreas de subsistência, governação e VIH / SIDA.

>> Subsistência e Governação: A ACORD - Tanzânia está a reforçar a capacidade das organizações da sociedade civil a fim de desenvolver vínculos estratégicos com o governo local e promover o acesso das populações aos recursos naturais, que são essenciais para a sua subsistência e para o desenvolvimento local. Em 2009, os diálogos em torno da segurança alimentar mantidos por meio de fóruns sobre Kilimo Kwanza, agro-combustíveis e alterações climáticas contribuíram para o reforço da responsabilidade recíproca das estruturas de governação.

>> Projecto Abrangente de Ngorongoro sobre VIH e SIDA: reduzir a propagação do VIH e SIDA e desenvolver as competências da comunidade a fim de dar resposta ao VIH e SIDA e aos seus impactos nos pastores Maasai do Distrito de Ngorongoro. O objectivo é facilitar o estabelecimento de uma resposta abrangente e institucionalizada adequada ao VIH e SIDA, através de parcerias multilaterais a ACORD está a massificar o uso da metodologia Stepping Stones (nas áreas do género e VIH / SIDA) com vista a estimular o debate comunitário em torno do VIH e SIDA e lançar um repto às estruturas comunitárias no sentido de assumir a responsabilidade de liderar o combate contra esta pandemia.

>> Igualdade do género: a ACORD está a desempenhar um papel fundamental nas acções visando acabar com a impunidade na Violência Sexual e Baseada no Género nos países da Região dos Grandes Lagos e junto das suas populações migrantes / refugiadas na Tanzânia.

Locais onde desenvolvemos as nossas actividades na Tanzânia

A ACORD desenvolve as suas actividades em quatro regiões da Tanzânia, a saber, Mwanza, Kagera e Kigomo no noroeste e Distrito de Ngorongoro na Região de Arusha.


Veja, no mapa ampliado, a localização geográfica do Programa de Área da ACORD no Lago Vitória.

Comunidades contam as suas histórias na Tanzânia

Balthazar, que é seropositivo, está a tentar trazer para o debate aberto no seio da comunidade a problemática do VIH e SIDA. Ao tentar fazer com que as pessoas falem sobre o assunto, Balthazar espera eliminar o estigma. Ele relata que muitos médicos não falam de forma aberta aos pacientes, nem aos familiares de pacientes que tenham morrido por causa da SIDA. Ao que tudo indica, eles diagnosticam casos como sendo 'cancro' e, assim, a esposa do falecido não tem nenhum conhecimento da sua situação serológica potencial. "Continua a viver a sua vida e, mais tarde, fica doente e não sabe porquê. Se alguém sugerir que faça o teste, fica com receio porque não quer saber e, naturalmente, vivendo na negação, não toma nenhumas precauções", explica ele. Neste contexto, Balthazar está a trabalhar em estreita colaboração com as organizações não-governamentais, incluindo a ACORD, na sensibilização das comunidades quanto à importância de se buscar apoio médico a fim de se fazer face à pandemia de uma forma decisiva.

Nossos parceiros na Tanzânia

A ACORD foi convidada a assumir a liderança num diálogo nacional sobre as indústrias extractivas, em colaboração com o Fórum Político Nacional de ONGs. A ACORD trabalha em estreita colaboração com os parceiros neste processo, incluindo os conselhos distritais de Geita e Biharamulo, a Câmara de Comércio da Tanzânia e o Banco Nacional de Comércio, além de duas redes distritais de organizações da Sociedade Civil em Biharamulo e Geita. Cerca de 60% do financiamento, que representa a contribuição de TULAWAKA Gold Mining Company ao Conselho Distrital de Biharamulo, foi canalizado para projectos de educação.

Trabalhamos em conjunto com as redes da sociedade civil, autoridades governamentais, empresas e com o sector privado. Os nossos projectos em Mwanza trabalham em estreita colaboração com IHACNET, TAWOLIHA e Mwanza Press Club; os nossos programas em Karagwe colaboram com KADENVO, KADACONET e UWAVIUKA, e Biharamulo com Bann (Redes de ONGs contra SIDA de Biharamulo).

A ACORD recebe inestimável apoio dos doadores, incluindo Oxfam Novib, Oxfam Ireland, HIVOS e o Governo da Holanda.

Fotografias, vídeos e publicações

Integração do VIH / SIDA usando uma abordagem comunitária baseada nos direitos: um caso em estudo da ACORD - Tanzânia. A experiência da ACORD - Tanzânia na integração do VIH e SIDA liderada pela comunidade sugere que a integração das questões do VIH e SIDA é coerente com a abordagem baseada em direitos.
    inglês   |  francês   |  português

Fazendo vigorar a lei: Tanzânia: uma auditoria sobre a Prática Jurídica na questão da Violência Sexual. Uma revisão da prática jurídica sobre violência sexual na Tanzânia. A análise considera sobre: quais leis nacionais lidam com a violência sexual; como juízes e outras autoridades judiciais interpretam a lei; atitude policial no que diz respeito à violência sexual; o papel das instituições de saúde. A auditoria também faz recomendações para a advocacia da sociedade civil pela melhora da resposta à violência sexual. 
    inglês

Uma síntese de todas as 'auditorias jurídicas' conduzida em cinco países da Região dos Grandes Lagos também está disponível:
    inglês  |  francês

Conhecimento, sensibilidade, acessibilidade aos ARVs pela comunidade e ambiente de política. Relatório de síntese da Tanzânia, Moçambique e Burkina Faso.
inglês  |  português

Poderás encontrar também mais recursos sobre as actividades que a ACORD desempenha no nosso website.

Podemos enviar fotografias e vídeos sobre as actividades da ACORD na Tanzânia mediante pedido por escrito remetido ao seguinte endereço: communications@acordinternational.org.

Como pode apoiar as comunidades na Tanzânia

As doações financeiras e o apoio em espécie às actividades da Área de Programa da ACORD na Tanzânia contribuem sobremaneira para apoiar as comunidades pastoris na prevenção e mitigação da propagação do VIH/SIDA no seu seio, para o fortalecimento da sociedade civil e para a promoção da governação participativa. Estas acções constituem factores críticos de capacitação para a implementação bem sucedida dos nossos projectos. O compromisso e a apropriação da manutenção das instalações pelas próprias comunidades garantirão o impacto duradouro dos nossos programas na sua subsistência e no seu desenvolvimento.
Subscreva ao nosso boletim informativo, visite o escritório mais próximo da ACORD ou telefone-nos a fim de obter mais informações sobre as nossas actividades na Tanzânia.

  • tanzânia
  • Tanzânia em Números

    Contacte-nos na Tanzânia

    Convidamo-lo a contactar ACORD na Tanzânia:

    •  por correio eletrônico

    info.tz@acordinternational.org

    •  por correio postal

    PO Box 1611
    Mwanza
    Tanzânia

    •  por via telefônica

    +255 282 500 965
    +255 282 500 081

    •  por fax

    +255 282 500 965