Etiópia

Iddirs, associações funerárias tradicionais, são uma componente importante do tecido social nas comunidades onde actuamos. A ACORD trabalha estreitamente com Iddirs a fim de apoiar o seu desenvolvimento institucional. Como resultado, um grande número de ONGs está a apoiar as iniciativas de geração de rendimentos da Iddirs providenciando o capital inicial para actividades de microcrédito, desenvolvimento de habilidades empreendedoras e para programas de apoio aos órfãos e crianças vulneráveis. Mais importantes ainda, estas organizações comunitárias fortalecidas estão cada vez mais a manifestar interesse em iniciar diversas actividades de desenvolvimento, indo além do seu tradicional papel funerário.

Projectos em curso

Desde 1995 que a ACORD está a desenvolver actividades na Etiópia para a abordagem das questões-chave de subsistência sustentável e justiça social. Para este fim, a ACORD está actualmente a implementar programas nas áreas de subsistência, conflitos, VIH / SIDA e género através do reforço das estruturas comunitárias.

>> Meios de subsistência: A ACORD ajuda as comunidades pobres a superar problemas relacionados com a pobreza reforçando as organizações comunitárias.Nas zonas urbanas, a ACORD desenvolveu a capacidade das instituições comunitárias de microfinanças e das instituições de poupança e de crédito comunitário. Nas zonas rurais, como na região de Gambella, o programa oferece serviços comunitários de saúde animal às comunidades pastoris e desenvolve advocacia em torno das questões de VIH / SIDA, género, igualdade de oportunidades, maior participação e melhoria dos serviços sociais para a comunidade pastoril. Em Boranna, a ACORD está a melhorar a capacidade de prontidão das comunidades através de intervenções práticas para aumentar a resiliência comunitária à seca. Isto inclui apoio na construção e manutenção de instalações de captação de água, recuperação de terras comunais de pastagem, apoio a iniciativas de comercialização de gado e reforço do actual programa comunitário de saúde animal.

Através de sensibilização e capacitação, oficinas sobre a política de alfabetização, fóruns de diálogo político e uso dos média, estamos a gerar interesse e sensibilidade, no seio de grandes segmentos da população, em torno da política e da estratégia nacional de segurança alimentar e em torno dos aspectos da política internacional da Organização Mundial do Comércio e dos Acordos de Parceria Económica com a União Europeia.

>> Conflitos: Na região de Gambella, a ACORD está empenhada na resolução de conflitos inter-clãs e inter-étnicos dando um contributo significativo no processo de construção da paz, em particular, na sequência do conflito aberto de 2003, que resultou na perda de vidas e deslocamentos em massa.

>> VIH/SIDA: As acções da ACORD têm como foco principal a sensibilização e a capacitação dos vários grupos comunitários de combate contra a SIDA.

>> Género e empoderamento da mulher: estão integrados em todas as nossas actividades na Etiópia, tanto ao nível prático dos meios de subsistência, bem como a um nível mais estratégico de reforço da capacidade das organizações femininas em termos de participação e de tomada de decisão nos assuntos da comunidade. As principais actividades incluem a sensibilização, apoio prático, reforço das organizações femininas ao nível das bases e abordagem das práticas culturais nocivas através de pesquisa sistemática, seminários práticos e diálogo para a mudança, assim como pesquisa e advocacia dos direitos da mulher à terra como condição sine qua non para a segurança alimentar.

Locais onde desenvolvemos as nossas actividades na Etiópia

A ACORD desenvolve as suas actividades em quatro regiões da Etiópia junto das comunidades agro-pastoris nas regiões de Gambella e Borana, bem como junto das comunidades urbanas e peri-urbanas em Adis Abeba e Dire Dawa.


Veja, no mapa ampliado, a localização geográfica das actividades da ACORD na Etiópia.

Comunidades contam as suas histórias na Etiópia

"As nossas populações estão felizes agora, porque os seus esforços na busca de água têm sido apoiadas pela ACORD, que abriu um furo na nossa zona. Costumávamos caminhar dezenas de quilómetros para chegar à fonte de água mais próxima e, visto Gambella ser um Estado semi-árido, a maior parte dos rios destas áreas agro-pastoris seca rapidamente e o acesso a este precioso recurso torna-se ainda mais complicado", afirmou um ancião de uma aldeia local em Felang Kebede, Estado de Gambella, na parte ocidental da Etiópia.

Nossos parceiros na Etiópia

Na promoção dos direitos da mulher à terra, a ACORD está a trabalhar estreitamente com a Rede das Associações da Mulher da Etiópia (NEWA).

A ACORD é um dos principais membros da Rede de Acção contra a Pobreza na Etiópia (PANE), a rede nacional da sociedade civil que se dedica ao debate sobre questões de governação e de políticas e actual presidente da maior organização de tutela de todas as ONGs na Etiópia - Christian Relief and Development Association (CRDA). A ACORD também é membro do Fórum Pastoril da Etiópia (PFE) que, no âmbito da advocacia pastoril nacional, aborda as questões há muito negligenciadas dos pastoris Nuer.

A ACORD recebe apoio valioso dos doadores, incluindo CCFD, Cord Aid, Comissão Europeia e Oxfam Novib.

Fotografias, vídeos e publicações

Iddirs, Além do Funeral (DVD, 2011).
Iddirs, associações tradicionais de funerais, são a forma mais dominante de organização comunitária na Etiópia. Esse filme apresenta o ajuntamento destes grupos comunitários na Etiópia no propósito de mudar as coisas para melhor e de contribuir ao desenvolvimento e justiça social.
   Inglês

Podemos enviar fotografias e vídeos sobre as actividades da ACORD na Etiópia mediante pedido por escrito remetido ao seguinte endereço: communications@acordinternational.org.

Como pode apoiar as comunidades na Etiópia

As doações financeiras e o apoio em espécie ao Programa da ACORD na Etiópia irão contribuir sobremaneira na assistência às comunidades pastoris de modo a terem acesso aos serviços comunitários de saúde animal, na promoção do empoderamento da mulher e no acesso à terra e promoção da paz em Gambella, uma região propensa a conflitos. Estas acções constituem factores críticos em termos de capacitação para a implementação bem sucedida dos nossos projectos. O compromisso e a apropriação da manutenção das instalações pelas próprias comunidades garantirão o impacto duradouro dos programas na sua subsistência e no seu desenvolvimento.

Subscreva ao nosso boletim informativo, visite o escritório mais próximo da ACORD ou telefone-nos a fim de obter mais informações sobre as nossas actividades na Etiópia.

  • etiópia
  • Etiópia em Números

    Contacte-nos na Etiópia

    Convidamo-lo a contactar ACORD n Etiópia:

    •  por correio eletrônico

    info.et@acordinternational.org

    •  por correio postal

    PO Box 12377 Bole Rd.
    Addis Ababa
    Etiópia

    •  por via telefônica

    +251 116 181 566

    •  por fax

    +251 116 627 763