Chade

A escassez de água é resultante de uma combinação de factores tais como as alterações climáticas, a explosão demográfica e os sistemas de regadio, que afectam de forma profunda o ambiente e as actividades das pessoas que vivem na bacia do Lago Chade, não obstante a gestão compartilhada entre os países membros da Comissão da Bacia do Lago Chade. Subsistem dificuldades e conflitos entre as comunidades em torno da gestão do acesso e da terra (grupos sedentários, nómadas e os diferentes grupos profissionais) devido ao depauperamento dos recursos naturais.

A ACORD está a trabalhar em conjunto com as comunidades rurais no Chade no sentido de lograr a soberania alimentar, através da melhoria dos seus meios de sobrevivência, contribuindo desta forma para a prevenção e a gestão pacífica de conflitos.

Projectos em curso

Desde 1987 que a ACORD tem estado a trabalhar com as comunidades marginalizadas na promoção dos direitos de acesso aos recursos naturais de forma a garantir uma segurança alimentar sustentável. A ACORD e os seus parceiros continuam a exortar os actores estatais e não estatais no sentido de prestarem serviços eficazes e observarem as normas internacionais de prestação de contas na gestão dos recursos naturais. Em geral, tem havido melhorias na participação dos cidadãos em todos os esforços de desenvolvimento.

>> Meios de subsistência: a fim de atenuar a insegurança alimentar no seio das comunidades rurais, a ACORD tem apoiado os grupos vulneráveis (mulheres, deslocados internos) na criação de estruturas para o reforço dos sistemas de produção agrícola, bem como na introdução de novas variedades de sementes e de equipamento agrícola, no reforço das reservas de cereais, assim como no fomento da criação de caprinos e na formação das comunidades em matéria de produção pecuária. Através de formação em empreendedorismo, gestão e advocacia, a ACORD proporciona meios para que as comunidades locais se possam organizar e melhorar os seus meios de subsistência, encontrar soluções para a comercialização dos seus produtos, bem como assegurar que a sua voz seja ouvida ao nível das esferas tomada de decisão.

>> Direitos da mulher: Apoiamos os grupos de mulheres para que possam zelar pela e melhorar a sua produção alimentar bem como reforçar o seu poder de negociação dentro das suas comunidades. Esta renovada confiança constitui um factor preponderante na formação de grupos dinâmicos de mulheres que possam assumir a gestão dos seus problemas de desenvolvimento

>> Construção da paz: A ACORD cria espaço de diálogo entre os grupos vulneráveis, as autarquias e as diferentes partes interessadas com vista a consolidar as estratégias locais de gestão dos recursos naturais e promover a criação de um ambiente favorável à participação dos cidadãos nas sessões de debate, reflexão e intercâmbio de conhecimentos sobre questões que os afectam.

Locais onde desenvolvemos as nossas actividades no Chade

O escritório de coordenação da ACORD encontra-se localizado em N'Djamena. Estamos igualmente presentes nas regiões de Ouaddaï, Guéra, N'djamena Rural, Chari-Baguirmi e Hadjer Lamis.


Veja, no mapa ampliado, a localização das actividade da ACORD no Chad.

Comunidades contam as suas histórias no Chade

Hadjé Zara Doungous vive em Alhadj Derib, uma aldeia localizada a cerca de 20 quilómetros de Bokoro. A sua história de sucesso constitui uma fonte de inspiração para outras mulheres camponesas:
     "Graças ao meu conhecimento do árabe corânico, as minhas irmãs escolheram-me para participar num curso de alfabetização ministrado pela ACORD para um grupo de dez mulheres. A formação tinha como objectivo melhorar as nossas condições de vida através da aquisição de conhecimentos mais avançados. No final da formação, já conseguia ler e escrever e fui eleita chefe da Associação Al Nour das Mulheres de Bokoro, que compreende 39 grupos de mulheres. Abrimos vários centros de alfabetização nas nossas aldeias e conseguimos desenvolver actividades de geração de rendimentos recorrendo ao microcrédito de projectos na área do género e VIH / SIDA. A nossa gestão financeira era boa e conseguimos reembolsar todos os empréstimos dentro dos prazos.
Hoje, sou presidente da Rede de Mulheres de Dababa e também sou membro da plataforma inter-cantonal, cuja constituição contou com o apoio da ACORD. A minha vida mudou muito e até os homens me procuram para aconselhamento sobre questões de interesse colectivo. O meu próximo passo será defender os direitos da mulher ao nível nacional.

Nossos parceiros no Chade

No Chade, a ACORD trabalha em estreita colaboração com a sociedade civil e organizações comunitárias, tais como NAGDARO, PVERS, FIKIRNA, ACRA e DARNA. A ACORD também é membro da CILONG, uma rede de ONGs internacionais e locais e da CSAPR, a comissão de advocacia em prol da paz e reconciliação no Chade.

Relativamente às campanhas em torno dos APEs, a ACORD tem estado a trabalhar estreitamente com as organizações regionais no Chade, em harmonia com ACDIC e Dynamiques Africaines.

Os parceiros doadores incluem o Governo do Chade, CCFD-Terre Solidaire, AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento), Comissão Europeia e Oxfam Intermon.


Chade: a emergência de estruturas rurais democráticas: Põe em contexto o trabalho da ACORD no Chade que apóia as comunidades locais no incremento dos esforços em soberania alimentar. Versão em francês de Bruno Angsthelm (CCFD-Terre Solidaire)

Fotografias, vídeos e publicações

Pode transferir publicações relacionadas com as nossas actividades aqui.

Podemos enviar-lhe fotografias e vídeos sobre as actividades da ACORD no Chade mediante pedido por escrito remetido ao seguinte endereço: communications@acordinternational.org.

Como pode apoiar as comunidades no Chade

As doações financeiras e o apoio em espécie aos Programas da ACORD no Chade contribuem sobremaneira para apoiar as mulheres e as comunidades vulneráveis nas zonas afectadas pela insegurança alimentar na satisfação das suas necessidades imediatas; contribuem também para a abordagem dos desafios ao desenvolvimento a longo prazo. O compromisso e a apropriação da manutenção das instalações pelas próprias comunidades garantirão o impacto duradouro dos programas na sua subsistência e no seu desenvolvimento.

Subscreva ao nosso boletim informativo, visite o escritório mais próximo da ACORD ou ligue para nós a fim de obter mais informações sobre o nosso trabalho no Chade.

  • chade
  • Chade em Números

    Contacte-nos no Chade

    Convidamo-lo a contactar ACORD no Chade:

    •  por correio eletrônico

    info.td@acordinternational.org

    •  por correio postal

    BP 162
    N'Djamena
    Chade

    •  por via telefônica

    +235 253 4499
    +235 253 4190


    Retrato de Ali Zang - NezounéAli Zang - Nezouné, Coordenador de país pela ACORD em ACORD no Chade.