Camarões

Na região do Sahel no Norte dos Camarões, a maioria das pessoas depende do lago Chade e das suas duas principais fontes, os rios Chari e Logone, para irrigar os seus campos. Nesta região, os níveis de água estão a reduzir. Não existe terra, água e alimentos suficientes para as populações e os animais. Esta situação gera conflitos e migrações. Além disso, as tradições culturais profundamente enraizadas impedem as mulheres de desempenhar um papel mais activo no desenvolvimento local.

Nos Camarões, a ACORD está a trabalhar em conjunto com as comunidades desta área sensível com vista a melhorar a gestão dos recursos naturais, adoptando a abordagem de construção da paz para ajudar aquelas populações a alcançar a soberania alimentar.

Projectos em curso

Desde 2005 que a ACORD está a desenvolver actividades no extremo norte dos Camarões. Em concertação com as suas outras actividades na região do Sahel, em especial no Chade, país que também compartilha dos recursos do lago, a ACORD tem estado a trabalhar para melhorar as condições de vida das populações que vivem de pastorícia através do reforço da gestão dos recursos naturais e construção da paz no seio das comunidades. Neste contexto, especial atenção incide no reforço das capacidades das mulheres.

>> Construção da paz: A ACORD modera reuniões participativas ao nível das bases, isto é, junto das populações pastoris, agricultores, pescadores e das autoridades locais, para, em conjunto, acordarem sobre as formas de partilhar e conservar os recursos naturais e prevenir conflitos.

>> Soberania alimentar: A ACORD providencia às famílias mais pobres insumos agrícolas e animais de pequeno porte, e forma os agricultores e os pastoris sobre as técnicas de melhoramento da produção, sobre como lidar com a estação seca e como melhorar o acesso aos mercados locais.

>> Género: A ACORD está a apoiar Grupos de Interesses Comuns de mulheres que decidiram participar em actividades colectivas a fim de melhorar os seus sistemas de produção e a sua capacidade técnica através do desenvolvimento de competências.

Locais onde desenvolvemos as nossas actividades nos Camarões

Os programas da ACORD estão a ser implementados no extremo norte do país, nos municípios de Logone Birni, Waza e Zina. Nos Camarões, as actividades são coordenadas a partir de Maroua.


Veja, no mapa ampliado, a localização da ACORD nos Camarões.

Nossos parceiros nos Camarões

A ACORD trabalha estreitamente com as organizações comunitárias, autoridades locais e estruturas tradicionais locais.

Em 2010, o principal parceiro doador nos Camarões foi o Comité de Assistência Internacional da Ilha de Man (Isle of Man Overseas Aid Committee).

Como pode apoiar as comunidades nos Camarões

À medida que as condições climáticas se alteram, também aumenta a pressão sobre a terra na região norte dos Camarões, o apoio da ACORD este ano terá um impacto efectivo nas comunidades que lutam para alcançar a soberania alimentar.

Subscreva ao nosso boletim informativo, visite o escritório mais próximo da ACORD ou ligue para nós a fim de obter informações adicionais sobre o nosso trabalho nos Camarões.

  • camarões
  • Camarões em Números

    Contacte-nos nos Camarões

    Convidamo-lo a contactar ACORD nos Camarões:

    •  por correio eletrônico

    info.cm@acordinternational.org

    •  por via telefônica

    +237 778 53537